Histórico do Prêmio
O Prêmio Paulo Freire foi aprovado na ALERJ em 2018 em homenagem a um dos maiores educadores do país - referência mundial na área e patrono da Educação brasileira. A iniciativa é promovida pela Comissão de Educação e reconhece estratégias pedagógicas de docentes do Rio de Janeiro, desenvolvidas em escolas e universidades públicas no Estado e na Educação popular.
Ao criar a honraria, a Comissão de Educação não só reverencia Paulo Freire, um dos grandes exemplos da Educação brasileira, como também reconhece a atuação de profissionais que se dedicam diariamente pela construção do conhecimento em sala de aula e fora dela.
Desde a primeira edição do Prêmio já foram reconhecidos 107 projetos, em diferentes categorias. São elas: Projeto Político-Pedagógico; Experiência Pedagógica no Ensino Fundamental; Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial, na perspectiva inclusiva; Experiência Pedagógica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos; Experiência Pedagógica no Ensino Médio; Experiência Pedagógica no Ensino Técnico (Integrado, Concomitante e/ou Subsequente); Experiência Pedagógica no Ensino Superior; Experiência Pedagógica no Ensino a Distância; Experiência Pedagógica na área de Ciência e Tecnologia; Experiência Pedagógica na área da Educação do Campo ou diferenciada (indígena, quilombola e caiçara); e Experiência Pedagógica na área da Educação Popular.